LIGUE :11-2575-6471

separador-header.png
Logo-Data-Security-Aprovado.png

DLP - Data Loss Prevention

 

O Data Loss Prevention (DLP) é um sistema utilizado pelas empresas para garantir que dados confidenciais não sejam perdidos, acessados por pessoas não autorizadas, roubados, mal utilizados ou vazados por usuários mal intencionados. Esse sistema consiste em um conjunto de políticas de segurança e regras que podem ser aplicadas com a ajuda de softwares especializados para reforçar o bloqueio contra possíveis invasores.

As soluções de Prevenção de Perda de Dados são capazes de reduzir custos e a complexidade de tarefas de controle de segurança dos sistemas corporativos. Após sua instalação, a empresa poderá contar com monitoramento em tempo real, proteção reforçada de todos os arquivos, aplicações e dispositivos interligados à rede empresarial.


 

Os benefícios de adotar um sistema DLP:


 

Furto de dados por funcionários e terceirizados Os furtos de dados perpetrados contra empresas têm o objetivo da obtenção de dados que possuem um valor econômico, com o fim de repassá-los a concorrentes ou vendê-los para outras empresas de segmentos diversos. Outro fim muito comum é o da extorsão de dinheiro da empresa, quando o criminoso está de posse de dados sigilosos ou sensíveis da corporação e exige vantagem financeira para não divulgar publicamente tais dados. Em ambos os casos, em diversas oportunidades, os dados são fornecidos por funcionários ou terceirizados da própria empresa. Cabe aos administradores dos sistemas e da rede, auxiliados preferencialmente por profissional de segurança da informação, evitar que tais atos criminosos sejam bem-sucedidos. Para evitar tais ocorrências, devem os responsáveis implementar sistemas ou serviços de Data Loss Prevention (DLP)13 que cubram o vazamento e a cópia de dados para ambientes externos aos da empresa ou, ainda, o acesso indevido aos dados. Além disso, as políticas de segurança da informação devem delimitar o acesso e a extração de dados, norteando os responsáveis pelos sistemas e serviços de TI na aplicação de serviços de DLP eficazes. Outra medida que auxilia na eficácia dos serviços de DLP, principalmente quanto a dados sigilosos e sensíveis, é a classificação da informação.

 

(Pinheiro, Patricia Peck; Sleiman, Cristina; Rocha, Henrique; Lotufo, Larissa; Bissoli, Leandro; Sêmola, Marcos; Tupinambá, Marcos; Siqueira, Rafael. Segurança digital (p. 22). Atlas. Edição do Kindle.)

 

Aquelas corporações que entendem a importância de implementar um sistema de proteção de dados em seus ambientes podem contar com inúmeros benefícios, pois o DLP é capaz de diminuir consideravelmente as chances de uma violação de dados, onde quer que eles estejam armazenados, utilizando a conformidade regulatória e atuando na proteção total do sistema, além de garantir a privacidade dos usuários.

Ele possui diversas funcionalidades e é capaz de:

 

  • Controlar e reduzir a movimentação de dados no Data Center corporativo, sistemas de clientes, escritórios remotos e dispositivos dos colaboradores;
  • Identificar processos falhos que estejam transmitindo dados sigilosos;
  •  Monitorar e proteger as comunicações de conteúdos críticos;
  • Definir e implementar políticas universais em toda a empresa;
  • Proteger dados, reduzir riscos e melhorar a visibilidade;
  • Proteger documentos privados dentro e fora da rede corporativa;
  • Cobrir todos os aplicativos e dispositivos usados pelos funcionários;
  • Identificar dados sensíveis em toda a rede;
  • Detectar malwares que ameaçam a proteção da rede e reduzir o comportamento de risco;
  • Ajudar a empresa a garantir a conformidade de seus sistemas com leis e regulamentações externas.

 

A Datasecurity tem uma solução DLP que vai lhe auxiliar 24x7 facilitando o trabalho do time de segurança e do DPO, fale conosco.

 

flashsafe2.jpg

 

Esta é uma solução de Cibersegurança e Produtividade em conformidade com a LGPD e o contexto do Home Office, o FS é focado na integridade de dados ao evitar que vazamentos ocorram, de dentro para fora das empresas, por colaboradores ou parceiros, de forma intencional ou acidental. A gestão e interação remota permite o acompanhamento dos times.

 

 

O trabalho em Home Office, combinado com a LGPD, realidade no mundo pós-pandemia, expõe a emergência de um cenário complexo:

 

1o) A necessidade das empresas estarem em conformidade com a nova Lei;

2o) Ambientes desestruturados como o Home Office, demandam por soluções que garantam privacidade de dados das pessoas – PJ e PF;

3o) Além da Segurança, outro tema que se destaca é o da Produtividade, e como dar estrutura para preservar a Saúde Mental dos colaboradores.